Administração de pessoal

Fernando Biondi • 19 de abril de 2024

Papel do Setor

A administração de pessoal faz parte do Departamento Pessoal (DP). Ele é um subsistema importante do RH, responsável principalmente pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária de qualquer empresa.

Papel do setor
Setores dentro do Departamento Pessoal que fazem parte das empresas:
Admissão de pessoas
O profissional que exerce a função de admissão de pessoas tem a responsabilidade de avaliar a necessidade de abertura de novas vagas juntamente com o setor a ser envolvido e administrar todo processo de integração do novo colaborador contratado pela organização .
Pagamento
O setor de pagamento de folha é responsável pelo processo de controle de frequência do colaborador no trabalho, cálculo e pagamento de salário, benefícios e todos os direitos a partir da contratação. Além disso, o profissional atuante no pagamento de pessoas deve estar em constante atualização de modificações ocorridas na área para que a empresa permaneça adequada às leis trabalhistas.
Desligamento de pessoal
Todo e qualquer processo de desligamento e quitação do controle de trabalho – cálculo de valores – além de representação da organização junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicatos, Justiça do trabalho, etc). Também é responsabilidade do setor de desligamento de pessoal executar toda a rotina de fiscalização de processo que inicia no momento em que o trabalhador é desligado da empresa e finaliza quando ocorre efetivamente a quitação do contrato de trabalho.
Importância da administração de pessoal
Capacitação dos colaboradores
O departamento pessoal é também incumbido de treinar e orientar a força de trabalho de uma empresa. Isto é, faz parte de suas funções todas as atividades básicas de treinamento para a função, aperfeiçoamento e até mesmo revisão de conhecimentos que sejam de interesse da empresa.
Alinhamento dos objetivos
A administração de pessoal deve alinhar com a empresa os objetivos a serem alcançados durante a trajetória de cada colaborador na organização. Cabe aos gestores indicarem os mesmos ao RH e a administração de pessoal fica com a responsabilidade de compilar e alinhar os objetivos individuais e da empresa.

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Quando é a hora de contratar uma consultoria de RH? As empresas contratam consultores quando estão enfrentando desafios complexos que podem dificultar o alcance de seus objetivos. Mas como saber quando é a hora certa de buscar a ajuda de uma consultoria de RH? Estes são alguns sinais indicativos de que a contratação de uma consultoria de RH pode ser necessária: 1. Dificuldades para atrair e reter talentos 2. Dificuldades para treinar e desenvolver os colaboradores 3. Alto índice de rotatividade (turnover) 4. Alto índice de faltas e atrasos (absenteísmo) 5. Baixa produtividade das equipes 6. Baixa motivação dos funcionários 7. Clima organizacional ruim 8. Dificuldades para escolher e implementar ferramentas adequadas de gestão 9. Detecção de novas oportunidades de mercado 10. Necessidade de reformulação das rotinas e processos de trabalho 11. Falta de expertise interna para suprir todas as necessidades da empresa 12. Mudanças organizacionais significativas 13. Necessidade de otimização de processos 14. Problemas legais e de conformidade (compliance)